Sessão I
Água e Resíduos
Oportunidades e Desafios no Quadro Normativo
Joaquim Barreiros | Membro do Conselho de Administração | ERSAR
[EM ATUALIZAÇÃO]
Sara Antunes | Diretora de Engenharia | AdP VALOR
Com mais de 27 anos de experiência no setor da água, iniciou a sua carreira na investigação na área de tratamento de águas residuais, tendo passado pela indústria química e de tratamento de águas. Trabalhou no Grupo DHV, onde se especializou em processos de tratamento de águas. Em 2004 integrou o grupo AdP, tendo coordenado de 2007 a 2020 o núcleo de tratamento da Direção de Engenharia da AdP Serviços. Desde janeiro de 2021, assumiu as funções de diretora de engenharia e operação da AdP VALOR. Tem vindo a liderar e a coordenar projetos estratégicos de suporte às administrações das empresas operacionais e da holding, projetos no ciclo urbano da água, reutilização, gestão de recursos hídricos, procedimentos regulatórios, participação em projetos legislativos, entre outros.


Beatriz Cassuriaga | Investigadora | CEG-IST
Beatriz Cassuriaga é investigadora doutoranda no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, com atuação em sustentabilidade e avaliação do ciclo de vida social (S-LCA). Integra projetos europeus na área da economia circular, desenvolvendo estratégias de engajamento de stakeholders e análises de impacto social. Engenheira de Produção com MBA em Gestão de Negócios, possui mais de 10 anos de experiência em consultoras de gestão estratégica, otimização de processos e sustentabilidade, com passagens pelos setores de energia, telecomunicações e construção.
Moderação: Joana Maia Dias | Professora Associada | FEUP
Joana Maia Dias (Doutorada em Engenharia do Ambiente) é Diretora dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia do Ambiente da FEUP, Professora Associada do DEMM e Investigadora do LEPABE no grupo de Ciências e Tecnologias do Ambiente. Coordena, também, um curso de formação contínua em Economia Circular e pertence ao comissariado para a sustentabilidade da FEUP.
Com um índice H de 20, tem mais de 80 publicações e mais de 40 teses de Mestrado e 3 de Doutoramento orientadas nas áreas de gestão de resíduos e produção de combustíveis renováveis, em colaboração com várias empresas e com ligações internacionais.
Representa a FEUP em grupos de trabalho e clusters de gestão de resíduos, participando em vários projectos de investigação financiados sobre gestão, tratamento e valorização de resíduos e produção de biocombustíveis.

Sessão II
Desafios dos Requisitos Ambientais na Integração Energética

Francisco Parada | Diretor do Departamento de QAS e Desempenho | REN
Natural do Porto, 49 anos, casado e pais de duas filhas.
Licenciado em Engenharia Química (1998) e Mestre em Engenharia do Ambiente (2004) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem ainda um MBA Executivo (2008) pela Porto Business School e realizou o Advanced Management Program (2018) da Católica Business School/Kellogg School of Business em Lisboa e Chicago.
Desde Janeiro de 2022 é responsável pelo departamento de Qualidade, Ambiente, Segurança e Desempenho da REN-Redes Energéticas Nacionais, com competências e responsabilidades transversais nestas matérias em todas as empresas do grupo REN em Portugal Continental.
Desde Janeiro de 2025 é também membro do Conselho de Administração da RGI - Renewables Grid Initiative, associação sedeada em Berlim constituída por 28 membros (operadores de rede e ONG’s) de 12 países para desenvolvimento justo, transparente e sustentável de redes de transporte de eletricidade para permitir o crescimento das energias renováveis, visando alcançar a descarbonização total em conformidade com o Acordo de Paris.
Tem 25 anos de experiência profissional em assuntos relacionados com ambiente incluindo, a título de exemplo, avaliação ambiental estratégica de planos, avaliação e pós-avaliação de projetos de investimento, verificação da conformidade legal, sistemas de gestão, auditorias e reporte de indicadores ESG. Tem também experiência profissional em avaliação de risco, continuidade de negócio, planeamento e resposta à emergência e gestão de crises. É o representante da REN junto no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Sara Freitas | Assessora de Política e Inteligência de Mercado | APREN
Doutoramento em Sistemas de Energia Sustentáveis, focado na implementação da energia solar fotovoltaica nas cidades, e o Mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Entre 2019 e 2023, foi gestora de projetos e especialista em energia na Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente Lisboa. Desde 2024 que integra a equipa de Política e Inteligência de Mercado na APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis

Maria do Carmo Figueira | Chefe do Departamento de Avaliação Ambiental | APA
Diretora do Departamento de Avaliação Ambiental da APA - Agência Portuguesa do Ambiente tem mais de 25 anos de experiência em avaliação e gestão de riscos ambientais. Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, tem desempenhado um papel vital na coordenação de processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e na implementação de diversos regulamentos de âmbito ambiental em Portugal. A sua participação em grupos de trabalho e de discussão europeus, bem como o seu envolvimento na revisão de legislação ambiental nacional, conferem-lhe uma visão abrangente e informada dos desafios e oportunidades colocados pela transição energética.
Moderação: Cecília Rocha | Professora Auxiliar | FEUP
Cecília Alexandra Abreu Coelho da Rocha é Professora Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo obtido Mestrado em Construção de Edifícios pela FEUP (1996) , e o doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2010).
É membro integrado na Unidade de Investigação e Desenvolvimento do CITTA - Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, bem como membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Acústica.
É vogal das Comissões Técnicas de Normalização relacionadas com Acústica, vibrações e choques, sustentabilidade nos edifícios e acessibilidade e design inclusivo.
Alguns dos seus principais interesses na área da investigação científica relacionam-se com a Acústica, Planeamento, Rede de infraestruturas de transporte, Avaliação Ambiental Estratégica de Planos e Sistemas de Informação Geográfica.

Sessão III
Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável

Luís Quaresma | Sócio e Fundador | Iberis Capital
Luís é sócio e fundador da Iberis Capital, uma empresa de private equity e venture capital sediada em Lisboa. Luís investiu em mais de 30 empresas, incluindo algumas das principais startups e scaleups de tecnologia em Portugal, e liderou o investimento do Greentech, o primeiro fundo de sustainable finance da Iberis Capital. Antes de trabalhar como gestor de investimentos, Luís foi manager no grupo europeu de private equity da Bain & Co e project leader na BCG.
Clara Raposo | Vice-Governadora | Banco de Portugal
Vice-Governadora desde 1 de dezembro de 2022.
É professora catedrática de Finanças no ISEG Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, desde 2010. Foi Presidente do ISEG entre julho de 2018 e novembro de 2022. Na universidade, tem desempenhado funções de responsável pela área científica de Finanças no Departamento de Gestão, coordenadora do mestrado em Finance, do mestrado em Gestão (MiM), da pós-graduação em Análise Financeira e dos programas executivos Sustainable Finance: Green and Climate Finance e Strategic Leadership Program (com a Columbia Business School). No âmbito da sua atividade académica, é autora de publicações em revistas científicas internacionais, entre as quais o International Journal of Central Banking, o Journal of Finance, o Journal of Financial Economics e o Small Business Economics.
Anteriormente, foi professora associada com agregação, professora associada e professora auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2000-2010), University Lecturer of Finance na Universidade de Oxford, Said Business School (1998-2000), tutorial Fellow of Management no college St. Edmund Hall, Universidade de Oxford (1998-2000) e assistente estagiária na Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa (1992-1993).
Foi, até novembro de 2022, Presidente do Conselho de Administração da Greenvolt – Energias Renováveis, S.A. e membro da direção do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance.
É doutorada em Finanças pela London Business School, Universidade de Londres (1998), mestre em Economia pelo Queen Mary & Westfield College, Universidade de Londres (1994) e licenciada em Economia pela Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (1992).


Marisa Lousada | Diretora | KPMG
Moderação: Mário Amorim Lopes | Deputado à Assembleia da República

Sessão IV
Inovação e Sustentabilidade

Gustavo Rangel | Doutorando | PD.EA
Gustavo Rangel é estudante de doutoramento na Universidade do Porto, onde também é professor convidado nas disciplinas de Ferramentas de Decisão Ambiental e Ecologia Industrial. As suas instituições de acolhimento são o LEPABE (académico) e o CoLAB NET4CO2 (não académico).
Com 5 anos de experiência, publicou 4 artigos, 3 em revistas científicas de primeiro quartil: Science of the Total Environment, Renewable Energy e International Journal of Hydrogen Energy. O outro artigo, apresentado na 5th International Conference on Building Science, Technology and Sustainability (ICBSTS24), valeu-lhe o prémio de Melhor Apresentação Oral pelo seu trabalho sobre a otimização dos custos da tecnologia Power-to-Liquid para a produção de combustível sintético para aviões (“e-SAF”).
Na sua apresentação, Gustavo Rangel irá demonstrar como os impactos ambientais do ciclo de vida podem ser monetizados e ponderados com custos de produção numa única função de otimização, utilizando a produção de hidrogénio verde em Portugal como um caso de estudo.
Maria Francisca Moreira | Investigadora Auxiliar | LSRE-LCM
Francisca C. Moreira é Investigadora Auxiliar no LSRE-LCM, ALiCE, FEUP e possui Doutoramento e Mestrado/Licenciatura em Engenharia do Ambiente, atribuídos pela FEUP em 2016 e 2011, respetivamente. A sua investigação centra-se no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis para a valorização de correntes residuais líquidas e gasosas, promovendo a síntese de produtos químicos e combustíveis, bem como para a remediação de água e águas residuais. Estas tecnologias assentam em três pilares principais: (1) Processos avançados, com especial foco em processos eletroquímicos; (2) Design inovador de reatores; e (3) Desenvolvimento de novos materiais para elétrodos e fotoelétrodos. Ao longo do seu percurso, Francisca C. Moreira participou/participa em 15 projetos nacionais e internacionais e orientou/orienta 27 estudantes e investigadores. Conta com 102 comunicações científicas, incluindo 35 artigos em revistas internacionais, 23 comunicações orais em conferências, 43 comunicações em formato de póster em conferências e 1 patente. Possui um h-index de 22, com mais de 3435 citações, de acordo com o Scopus.


Ariana Martins | Storage Business Developer | CapWatt
Ariana Figueiredo Martins é atualmente Storage Business Developer na Capwatt, onde se dedica ao desenvolvimento do negócio de armazenamento de energia para Utility-Scale. É mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com especialização em Energia. Com cerca de oito anos de experiência no setor, já desempenhou funções em áreas técnicas, de inovação e desenvolvimento de negócio, com um percurso que passa também por empresas como EFACEC e Voltalia. Desde 2024, integra a cohort dos Future Energy Leaders Portugal e faz parte do grupo Mulheres na Energia, iniciativa que visa conectar e capacitar mulheres no setor energético em Portugal, bem como fomentar o interesse das novas gerações pela área.
Moderação: Adélio Mendes | Professor Catedrático | FEUP
Adélio Mendes, nascido em 1964, obteve o grau de doutor pela Universidade do Porto em 1993 e, desde 2016, é professor Catedrático na FEUP-DEQ.
Coordena uma grande equipa de investigação, com interesses em células fotovoltaicas, células fotoelectroquímicas, eletrorredução do CO2, baterias de escoamento e baterias de ião de sódio, células de combustível e eletrólise, reatores químicos de membrana, clivagem catalítica do metano a temperatura baixa, produção de metanol verde, processos de separação com membrana e adsorção e membranas de peneiro molecular de carbono.
Do laboratório de que o Prof. Adélio Mendes é responsável já nasceram 10 empresas tecnológicas – start-ups -, sendo que, por ano, estão a ser criadas em média 1 empresa.

Debate
Tendências ESG

André Rocha | Diretor "Sustainable Futures Center" | Porto Business School
Administrador Executivo do Grupo Casais, consultor do IFC (Grupo Banco Mundial) e diretor do Sustainable Futures Center da Porto Business School, na Universidade do Porto.
Gestor com experiência internacional acumulada no Grupo Sonae e no Grupo Frulact, tendo como áreas de maior especialização o desenvolvimento e execução estratégica, fusões e aquisições e business development MBA Executivo pela IE Business School (Madrid, Espanha), Advanced Program on Negotiation na Harvard Law School (MA, USA), High Potentials Leadership Program na Harvard Business School (MA, USA) e President´s Program da Singularity University (CA, USA).
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da
Universidade de Coimbra YPOer e professor no MBA executivo e no international MBA da Porto Business School, tendo lecionado cadeiras de Corporate Social Responsibility, Liderança e Estratégia Fundador do “The Escapist”, uma associação sem fins lucrativos focada em explorações de montanha e criador da Route 76.
Inês Costa | Advisory em Sustentabilidade | Deloitte
É responsável pela área de Advisory em Sustentabilidade na Deloitte, onde tem levado a cabo projetos nacionais e internacionais relacionados com Advisory estratégico em sustentabilidade para instituições públicas e privadas, economia circular e cadeias de valor, planos de transição climática ou financiamento sustentável.
Antes de integrar a Deloitte, foi Secretária de Estado do Ambiente, entre 2019 e 2022, e adjunta do Ministro do Ambiente para a área da economia circular, entre 2016 e 2018. Possui mais de duas décadas de experiência nas áreas de sustentabilidade empresarial e ecologia industrial. Dentro dessas áreas, desenvolveu trabalho em políticas de ambiente, gestão de resíduos, ecoparques e simbioses industriais.
Além de possuir o Doutoramento em Engenharia do Ambiente, pelo Instituto Superior Técnico, é ainda autora e coautora de artigos científicos, livros e documentos técnicos na área da ecologia industrial. Em 2006, foi investigadora convidada do Centro para a Ecologia Industrial da Universidade de Yale, nos Estados Unidos


João Torres | Associate Partner | KPMG
Associate Partner na KPMG Portugal, dedicado a apoiar as empresas em temas de ESG como descarbonização, riscos climáticos, financiamento sustentável e relato de sustentabilidade. É membro da EMA ESG & Assurance Topic Team (EATT), grupo especializado da KPMG para temáticas ESG e é Revisor Oficial de Contas.
Tem experiência em projetos de pre-issuance e post-issuance relacionados com frameworks de financiamento sustentável, definição de roadmaps ESG (incluindo análises de materialidade e de dupla materialidade), elaboração de gap analysis face à diretiva CSRD / normas ESRS e outros referenciais de sustentabilidade, estratégias de reporte e processos de implementação de reporte ESG (incluindo controlo interno, ferramentas e manuais), revisão de relatórios de sustentabilidade e apoio a clientes em projetos sobre elegibilidade e alinhamento com a Taxonomia da UE
Possui experiência em projetos de avaliação de sistemas de gestão de risco e sistemas de controlo interno, em contextos nacionais e internacionais, tendo igualmente participado em projetos de controlo interno para reporte financeiro e para o reporte de sustentabilidade.
Adicionalmente, é formador regular em diversas ações de formação KPMG em matérias ESG, sendo igualmente sido formador em programas executivos em colaboração com a Academia.
Moderação: João Pedro Matos Fernandes | Professor Catedrático Convidado | FEUP
João Pedro Matos Fernandes é natural de Águeda, licenciou-se em Engenharia Civil (opção de Planeamento Territorial) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991, e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 1995.
Nos 5 anos seguintes, trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes. Posteriormente, desempenhou vários cargos, entre os quais Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente (1977-1999), Presidente da Associação dos Portos Portugueses, (2008-2010), Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnico de Lisboa e de Napoles, e foi Presidente do Conselho de Administração da Aguas do Porto (janeiro de 2014 a novembro de 2015). Foi Ministro do Ambiente no XXI e XXII Governo Constitucional (Outubro de 2018 - Março de 2022).
