Oradores
Sessão I: Compromissos Ambientais da Europa
Humberto Rosa
Diretor para a Biodiversidade - DGA, Comissão Europeia
Humberto Rosa é Diretor para a Biodiversidade na DG Ambiente, Comissão Europeia, desde novembro de 2015. Antes disso e desde janeiro de 2012 foi diretor para a adaptação e tecnologia de baixo carbono na DG Ação Climática. Tem experiência relevante em política de ambiente europeia e internacional, especialmente quanto a biodiversidade e alterações climáticas. Foi Secretário de Estado do Ambiente do Governo de Portugal de março de 2005 a junho de 2011. De 1995 a 2002 foi assessor para assuntos do ambiente junto do Gabinete do Primeiro-Ministro. É doutorado em biologia evolutiva e licenciado em biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa em 1960.
Sessão II: Energias Renováveis
Adélio Mendes (Moderador)
Professor Catedrático - FEUP
Adélio Mendes, nascido em 1964, obteve o grau de doutor pela Universidade do Porto em 1993 e, desde 2016, é professor Catedrático na FEUP-DEQ.
Coordena uma grande equipa de investigação, com interesses em células fotovoltaicas, células fotoelectroquímicas, eletrorredução do CO2, baterias de escoamento e baterias de ião de sódio, células de combustível e eletrólise, reatores químicos de membrana, clivagem catalítica do metano a temperatura baixa, produção de metanol verde, processos de separação com membrana e adsorção e membranas de peneiro molecular de carbono.
Do laboratório de que o Prof. Adélio Mendes é responsável já nasceram 10 empresas tecnológicas – start-ups -, sendo que, por ano, estão a ser criadas em média 1 empresa.
Álvaro Rodrigues
Consultor Business Developments - TotalEnergies Renewables | FEUP
Álvaro Rodrigues é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto. Fez o Diploma Course do Von Karman Institute for Fluid Dynamics e o Programa de Direção de Empresas da AESE.
Foi, desde 1979 a 2023, docente no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP (Mecânica dos Fluidos, Energia e Energias Renováveis). É consultor do Grupo TotalEnergies Renewables na área de Business Development para projetos de conversão de energia de fontes renováveis, com funções de gestão em algumas empresas do Grupo, fora de Portugal.
Fundou e coordenou a Unidade de Energia Eólica do INEGI, e foi consultor da maioria dos promotores de parques eólicos em Portugal, de vários municípios e das agências regionais de energia dos Açores e da Madeira. Foi consultor na avaliação e desenvolvimento de projetos de parques eólicos no Brasil, Espanha, França, Itália, Bulgária Hungria e Polónia.
Foi investigador e co-fundador do CEsA - Centro de Energia Eólica e Escoamentos Atmosféricos e responsável pela coordenação e/ou participação da FEUP, INEGI e IDMEC em diversos projetos de investigação, nacionais e europeus, no domínio da energia eólica.
Ana Rita Antunes
Coordenadora Executiva - Coopérnico
Ana Rita Antunes é Engenheira do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado na área de eficiência energética, pela mesma Universidade. É membro fundador e, atualmente, Coordenadora Executiva na Coopérnico - primeira cooperativa de energia renovável em Portugal - e membro do Conselho Geral da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente de âmbito nacional.
Rafael Chacon Llorente
Diretor do Projeto "Complexo Hidroelétrico do Tâmega" - Iberdrola
Rafael Chacon Llorente é um profissional multidisciplinar especializado no setor da energia hidroelétrica. Com duas licenciaturas, uma em Engenharia Civil, pela Universidade Politécnica de Madrid e outra em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Autónoma de Madrid, desempenhou funções seniores na entrega direta de projetos internacionais de grande escala, trabalhando para uma empresa de serviços públicos em diferentes fases dos projetos e em posições técnicas e de gestão (desde a conceção até ao comissionamento e arranque).
Durante o seu percurso profissional, desempenhou diversas funções como Diretor e Gestor de Projeto, em Portugal, Espanha e Brasil em empresas como a Iberdrola e a Neoenergia.
Sessão III: Gestão de Recursos Hídricos
João Pedro Matos Fernandes (Moderador)
Professor Catedrático Convidado - FEUP
João Pedro Matos Fernandes é natural de Águeda, licenciou-se em Engenharia Civil (opção de Planeamento Territorial) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1991, e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 1995.
Nos 5 anos seguintes, trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes. Posteriormente, desempenhou vários cargos, entre os quais Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente (1977-1999), Presidente da Associação dos Portos Portugueses, (2008-2010), Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnico de Lisboa e de Napoles, e foi Presidente do Conselho de Administração da Aguas do Porto (janeiro de 2014 a novembro de 2015). Foi Ministro do Ambiente no XXI e XXII Governo Constitucional (Outubro de 2018 - Março de 2022).
Tiago Oliveira
Presidente do Conselho Diretivo - AGIF
Tiago Oliveira é um especialista em gestão e governança de risco, com mais de 30 anos de experiência nacional e internacional no setor florestal e de conservação da natureza. Ele possui um Doutoramento em Engenharia Florestal e Recursos Naturais e foi nomeado pelo Primeiro-Ministro para instalar o Sistema Integrado de Gestão de Incêndios Rurais em 2017. Desde janeiro de 2019, é o Presidente do Conselho de Diretivo da Agência para a Gestão Integrada do Fogo Rural. Além disso, dirigiu a Comissão Organizadora do 8º Congresso Mundial de Incêndios Florestais em 2023 e é membro da direção da International Association of Wildland Fire desde setembro do mesmo ano. A sua experiência inclui diversos cargos, como Responsável de área da Inovação e Desenvolvimento Florestal na The Navigator Company, onde gerenciou programas de prevenção e combate a incêndios, controle de agentes bióticos e projetos de I&D. Atuou também como docente convidado na Universidade de Lisboa e coordenou a Proposta Técnica do Plano Nacional de Incêndios para o Instituto Superior de Agronomia. É autor de diversos artigos e comunicações e tem uma vasta experiência em diversas funções relacionadas ao combate a incêndios florestais
Ana Paula Rodrigues
Vice-Presidente do Conselho de Administração - ADENE
Ana Paula Rodrigues é licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) com uma pós-graduação em Gestão de Sistemas Ambientais pelo ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).
Com mais de 25 anos de experiência nas áreas do ambiente e da ação climática, foi, entre 2022 e 2023, Diretora do Departamento de Alterações Climáticas da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. Entre 2017 e 2022, foi assessora do Ministro com a tutela do Ambiente e da Ação Climática para as áreas das políticas de clima e energia, tendo acompanhado também a área comunitária e internacional deste ministério. Ao longo da sua vida profissional desempenhou diversos cargos de gestão e de coordenação de projetos na área do ambiente e da ação climática, tendo sido assessora do Conselho Diretivo da APA, gestora de projeto sénior e coordenadora adjunta no Secretariado Técnico do Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas e Fundo Português de Carbono. Foi assessora do Secretário de Estado do Ambiente do XVII Governo Constitucional (2007), Auditora Ambiental Adjunta do Ministério do Equipamento Social, entre 2000 e 2007, e técnica superior na Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA, S. A.), entre 1995 e 2000.
Joaquim Poças Martins
Secretário-Geral - CAN | FEUP
Joaquim Poças Martins é um reconhecido consultor internacional no setor de água, sobretudo em processos de reestruturação, eficiência e sustentabilidade de empresas de água, tendo desempenhado uma série de papéis importantes em várias organizações, como Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água, presidente do Conselho Consultivo da Agência de Energia do Porto e membro dos Conselhos de Ambiente e Sustentabilidade da The Navigator Company e da EDP. Também, é Diretor e Fundador da empresa GIDEA/Innovation and Development for the Water Industry.
Possui uma sólida formação académica, é licenciado em Engenharia Civil pela FEUP e Master of Science em Public Health Engineering e PhD pela Universidade de Newcastle upon Tyne Inglaterra e diplomado em Alta Direção Empresarial pelo IESF da Universidade de Navarra, Espanha. Além disso, é Doutorado e Agregado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e Engenheiro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Com uma ampla experiência profissional, já ocupou cargos importantes, incluindo professor na FEUP, Secretário de Estado do Ambiente e do Consumidor, vice-presidente da Câmara de Gaia e presidente de diversas empresas do setor de água, como Águas de Portugal, EPAL, Águas do Douro e Paiva, Águas de Gaia, GAIURB e da comissão de reestruturação da Águas do Porto.
Sessão IV: Resíduos
Joana Maia Dias
Professora Associada - FEUP
Joana Maia Dias (Doutorada em Engenharia do Ambiente) é Diretora dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia do Ambiente da FEUP, Professora Associada do DEMM e Investigadora do LEPABE no grupo de Ciências e Tecnologias do Ambiente. Coordena, também, um curso de formação contínua em Economia Circular e pertence ao comissariado para a sustentabilidade da FEUP.
Com um índice H de 20, tem mais de 80 publicações e mais de 40 teses de Mestrado e 3 de Doutoramento orientadas nas áreas de gestão de resíduos e produção de combustíveis renováveis, em colaboração com várias empresas e com ligações internacionais.
Representa a FEUP em grupos de trabalho e clusters de gestão de resíduos, participando em vários projectos de investigação financiados sobre gestão, tratamento e valorização de resíduos e produção de biocombustíveis.
Ângela Teles
Sustainable Product Innovation Manager - RIOPELE
Ângela Teles é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra em 2016. Iniciou a sua carreira na Indústria Têxtil e na RIOPELE em 2016, no departamento de Investigação e Desenvolvimento, concentrando-se em Projetos de I&D e Inovação. Em 2018 assumiu uma ligação funcional ao departamento de Sustentabilidade, com responsabilidade sobre desenvolvimento de produto sustentável. Em 2022, foi nomeada Gestora de Produto Sustentável e Projetos I&D, assumindo responsabilidades acrescidas nos domínios da sustentabilidade, assim como na dinamização dos projetos de inovação da Riopele.
Luís Vieira
Investigador - Equipa Biodiversidade Costeira - CIIMAR
Luis Vieira é Investigador no CIIMAR-UP. Desenvolve investigação nas áreas da Ecologia e Ecotoxicologia, abrangendo vários tópicos prioritários, incluindo a ecologia costeira e estuarina, biodiversidade, avaliação da qualidade da água, vulnerabilidade dos ecossistemas, contaminantes de interesse emergente (e.g. lixo marinho e microplásticos), impactes das alterações climáticas e outras pressões sobre a vida aquática. Desenvolve, também, atividade na interface ciência-política-sociedade, no envolvimento multissetorial de stakeholders e na promoção da literacia do oceano. Luis Vieira é autor de vários indicadores de produção científica em Ciências Ambientais, incluindo vários livros e capítulos de livros internacionais e publicações em revistas científicas.
Ricardo Pinto
Responsável do Sistema de Gestão Ambiental - GRUPO CASAIS
Ricardo Pinto é Engenheiro do Ambiente com Mestrado em Tecnologia Ambiental. Tem interesse pela área ambiental e sustentabilidade, as quais acredita que serão das vertentes mais importantes para as empresas neste século. Há cinco anos começou o seu percurso profissional na CASAIS, onde hoje é responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Fez várias formações como: Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho; BREEAM Associate; Norma ISO 9001:2015; Gestão de risco nos projetos; Lean na Construção, Construção e Reabilitação Sustentável, entre outras.
Debate: Transição Energética
Carlos Mata
Desenvolvimento e Execução de Projecto H2 Business Unit (H2BU) - EDP
Carlos Mata é licenciado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (IST) em 1986 e tem um mestrado pré-Bolonha em Engenharia Mecânica do IST (1990) e um MBA da Universidade Nova de Lisboa (1992).
Após alguns anos no LNEC como investigador na área da Aerodinâmica, desenvolveu a maior parte da sua carreira no sector da Energia.
Entrou para a Transgás (grupo Galp) em 1993, primeiro como Director de Projectos no desenvolvimento da rede nacional de alta pressão de gás natural, depois como Director de Aprovisionamento e Mercado Eléctrico e finalmente como administrador executivo a partir de 2002.
Em 2006, entrou para a EDP-Energias de Portugal para a EDP Gás, unidade gasista do grupo EDP. Entre 2012 e 2019 foi director da UNGE – Unidade de Negócio de Gestão de Energia, a unidade ibérica de mercados grossistas de energia do grupo EDP.
Entre 2019 e 2021 foi administrador da EDP Inovação e director da Universidade EDP, a escola corporativa do grupo EDP.
Desde 2021 pertence à H2BU, a unidade de negócio de hidrogénio do grupo EDP, integrada na EDP Renováveis, onde é responsável pela área de desenvolvimento e execução de projectos para Portugal e Brasil.
Paralelamente, entre 1992 e 2014, foi Assistente e depois Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Engenharia Mecânica do IST, lecionando Gestão de Operações e Gestão de Projectos a vários dos cursos de engenharia da faculdade.
Paulo Rosa Santos
Professor Associado - FEUP
Paulo Rosa Santos é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Membro Integrado do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Presidente do Núcleo Regional do Norte da APRH, Especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos da Ordem dos Engenheiros, Coordenador da Secção de Hidráulica, Recursos e Ambiente (SHRHA) do DEC da FEUP e Vice-Presidente do Instituto para a Construção Sustentável da FEUP.
Luís Morais Sarmento
CEO e co-fundador - Inductiva
Luís Sarmento é cofundador e CEO da Inductiva Research Labs, uma startup que disponibiliza uma plataforma computacional que permite escalar a simulação física para a Cloud e supercomputadores e, assim, facilitar o trabalho de cientistas e engenheiros. Formou-se em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1999, tendo posteriormente feito o Mestrado em Inteligência Artificial (2004) e o Doutoramento em Engenharia Informática (2010) pela mesma universidade. Tem duas décadas de experiência em investigação na área da Inteligência Artificial, tanto em ambiente académico (Universidade do Porto, Fundação para a Computação Científica Nacional) como em ambiente industrial (Portugal Telecom, Amazon, Google). Paralelamente, tem escrito e participado em diversos debates sobre Inteligência Artificial, refletindo acerca das implicações societais desta tecnologia e sobre as opções estratégicas que Portugal deverá fazer para poder ser um participante ativo e relevante nesta nova revolução industrial.